Blog Detalhes
Esse escurecimento torna a visão cada vez mais desfocada. A definição da doença lembra que o olho humano pode ser comparado a uma câmera fotográfica: quando se tira uma fotografia, a lente em frente à câmera permite que a luz passe e foque no filme, e, no momento em que – inimigas da terceira idade a luz atinge o filme, a fotografia é tirada. O olho funciona da mesma maneira, com uma lente nítida que permite a passagem da luz, que, por sua vez, é focada pela córnea e pelo cristalino numa camada fina de tecido chamada de retina, que trabalha como o filme da câmera. Assim que a luz focada atinge a retina, a imagem é tirada e enviada para o cérebro.
As explicações são do médico Irineu Antunes. De acordo com ele, da mesma forma como uma lente suja desfoca a imagem, uma catarata evoluída desfocará a visão. “Quanto mais a catarata cresce e se intensifica no cristalino, mais sintomas irão se desenvolver. Esses sintomas incluem visão desfocada e escurecida, problemas com luz, cores que parecem desvanecer, e visão dupla ou múltipla, fraca visão noturna” explica o médico, complementando que a catarata é um embaçamento da lente dentro do olho causando uma redução da visão.
Antunes relata que felizmente a cirurgia para restaurar a visão é uma intervenção muito comum e segura. “A cirurgia de catarata exigia antigamente uma incisão bastante grande no olho. Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, é possível que cirurgiões operem por meio de uma incisão muito menor do que antes”, relata. O oftalmologista ressalta ainda que a cirurgia de catarata com incisões pequenas tornou-se uma possibilidade a partir do uso de ondas sonoras conhecidas como ultrassom ou foco emulsificação.
O médico explica que esse procedimento ocorre através do lançamento de ondas sonoras que rompem a catarata em pequenos fragmentos, e que podem ser removidos através da pequena incisão. “Outro avanço tecnológico que tornou possível a operação de cataratas com incisões pequenas é o implante de lentes intraoculares dobráveis. Esses implantes são feitos com um material suave, que pode ser dobrado e enrolado com instrumento especial, permitindo que passem por incisões pequenas”, esclarece.
A partir do momento em que já estão dentro do olho, essas lentes se desdobram e voltam à sua forma original. A operação de cataratas com incisões pequenas é menos invasiva, permitindo que os pacientes voltem às atividades normais logo após a cirurgia e tenham uma recuperação mais rápida da visão. Hoje, esse tipo de cirurgia é denominada cirurgia refrativa de catarata, uma vez que automaticamente o procedimento corrige também a refração. “Por isso cirurgia refrativa, porque já corrige o grau. Uma pessoa que vem aqui com três graus de hipermetropia, um de astigmatismo, por exemplo, é possível corrigir. Você consegue resolver não só o problema da catarata, que é a visão embaçada, desfocada, mas também o aspecto refracional, o grau que a pessoa tinha antes de operar. A recuperação é quase que plena”, destaca Antunes.
Entenda melhor o funcionamento das lentes intraoculares
Conhecida como monofocal, como o próprio nome sugere, apresenta só um foco. “Você foca a imagem para longe, para quatro ou cinco metros para frente. Por outro lado, não vê nem perto, que seria a leitura, por exemplo, e médio, que é o computador, o painel do carro”, define o médico. Antunes prossegue a informação relatando que atualmente já existem as lentes que são trifocais, que permitem uma boa visão longe, médio e perto, além de melhorar as possibilidades para a leitura, na distância média de 40 centímetros da visão.
O médico explica que essa cirurgia também resolve a questão da presbiopia. “Uma lente é implantada e automaticamente corrige a catarata, o grau para longe, médio, ou perto. Em 97% dos casos as pessoas se tornam independentes dos óculos”, esclarece Antunes.
Hoje também já estão disponíveis novas lentes intraoculares multifocais denominadas pela sigla LIOS. Essas lentes podem reduzir a necessidade de óculos para leitura após a cirurgia de catarata. As lentes LIOS foram criadas para corrigir o problema da presbiopia, que faz com que as pessoas em seus quarenta e poucos anos comecem a perder a capacidade de ver ou ouvir de perto. “Antigamente um implante de lente intraocular era colocado dentro do olho durante a cirurgia de catarata ou substituição de lente. A nova lente implantada só podia ter seu foco fixo apenas numa distância. São as chamadas lentes intraoculares de implante de foco único que permitem que o olho veja de perto ou de longe, mas não ambos”, explica o oftalmologista.
As lentes intraoculares multifocais para inserção também são novidade mais recente nessas práticas cirúrgicas. Corrigem problemas de visão à distância ou de perto e ambos os objetivos podem estar em foco ao mesmo tempo. “Muita gente se acostuma logo às lentes intraoculares para implantes”, diz Antunes.
O termo menopausa significa a última menstruação. Como explica o Dr. Gilmar Alves do Nascimento, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, é o evento marcante do climatério, período que tem início com o declínio progressivo da atividade gonadal da mulher, ou seja, os ovários param de produzir os hormônios do ciclo menstrual, o estrogênio e a progesterona, marcando a transição entre o ciclo reprodutivo e o não reprodutivo.
Você sabia que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis? O dado, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde nas ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no país, mostra que praticar atividade física, alimentar-se de forma balanceada, manter o peso corporal adequado, principalmente na pós-menopausa, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro são condutas que têm relação direta com a red
Para a sua segurança, tenha sempre as informações atualizadas do Manual SINAM físico ou digital. Somente ele traz a lista completa dos médicos referenciados pela Associação Médica do Paraná.
Não corra riscos desnecessários. Alguns médicos estão utilizando o nome do SINAM sem que o seu cadastro esteja ativo.
A Associação Médica do Paraná toma o cuidado de manter no Manual do SINAM apenas os nomes de médicos referenciados.
Consulte seu Manual físico ou a plataforma do SINAM e tenha em mãos a carteirinha. Só assim você e seus dependentes poderão usufruir dos benefícios de um sistema de atendimento médico alternativo eficiente sem mensalidade, sem carência e sem burocracia.
Existem algumas opções que podem não funcionar sem a utilização dos cookies. Para mais informações sobre os cookies que utilizamos, visite a nossa Política de privacidade.